O leite é uma das maravilhas da natureza e durante os primeiros 6 meses de vida é provavelmente o único alimento que ingerimos. No entanto, à medida que crescemos, o nosso sistema digestivo pode tornar-se menos apto para digerir o leite, provocando alguns problemas de saúde.
Um individuo pode tornar-se intolerante à lactose quando o intestino delgado deixa de produzir níveis suficientes de lactase - enzima necessária para quebrar e digerir a lactose.
Quando isto acontece, as bactérias naturalmente presentes no intestino reagem com a lactose que não foi digerida, provocando alguns sintomas desagradáveis, como inchaço, flatulência e diarreia. A população tende a ficar mais sensível à lactose durante a adolescência ou idade adulta, tipicamente entre os 30 e 40 anos de idade. Isto deve-se ao fato de que a quantidade de lactase que uma pessoa produz poder diminuir com a idade, à medida que a dieta alimentar se torna mais variada e menos dependente do leite e seus derivados. Esta diminuição é geralmente muito gradual.